Psiquiatria

Valor da Consulta R$350,00*

Consulta Psiquiatria no Bangu Shopping

O que é Psiquiatria?

A psiquiatria é o ramo da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras, que se ocupam do diagnóstico, da terapia medicamentosa e da psicoterapia destes pacientes..

A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública, são a CID-10, da Organização Mundial de Saúde, e o DSM-5 da American Psychiatric Association. Uma avaliação médica geral também deve ser garantida no contexto da avaliação psiquiátrica, dada a importante influência das condições médicas gerais no comportamento humano e no desenvolvimento natural dos transtornos mentais.

– Doenças mais comuns diagnosticadas em uma Consulta Psiquiátrica:

Transtorno bipolar – Essa é das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. Esse desequilíbrio provoca oscilações imprevisíveis no estado emocional, afeta o humor e tem relação muito próxima com a depressão. Suas principais características são a instabilidade psicológica, que se revela pela alternância de um estado de angústia e desânimo com impulsividade e extroversão.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) – Assim como o próprio nome sugere, esse transtorno provoca sentimentos e pensamentos obsessivos e compulsivos que comprometem o equilíbrio emocional do indivíduo e afeta a execução de suas tarefas de rotina

Distúrbios alimentares – Uma das doenças ligadas ao desequilíbrio psiquiátrico é a Anorexia Nervosa: um problema caracterizado pelo emagrecimento intencional resultante da recusa aos alimentos. Contrário a isso, há a Bulimia: o hábito de ingerir grandes quantidades de alimentos para, imediatamente induzir o vômito com a finalidade de eliminar as calorias que foram ingeridas.

Transtornos de Ansiedade – Também conhecido como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), esses desequilíbrios afetam um contingente cada vez maior de pessoas. São caracterizados pelo medo sem causa aparente e geram preocupação excessiva com o que ainda não aconteceu — e que talvez nunca acontecerá.

Esquizofrenia – A Saúde Pública classifica a Esquizofrenia como um dos principais transtornos psicóticos, e que tem relação com inúmeras enfermidades de cunho psiquiátrico. Isso porque essa doença pode, tanto elevar a gravidade de problemas mentais preexistentes como surgir em decorrência destes.

Somatização – A somatização é definido como um distúrbio psiquiátrico em que o paciente apresenta variadas queixas físicas devido às dores em diversos órgãos ou membros do corpo. Porém, essas sensações não são diagnosticadas em exames e nem facilmente explicadas pelos médicos, já que não apresentam nenhuma alteração clínica perceptível.

Depressão – Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

O que esperar da primeira consulta com um psiquiatra:

É comum que a primeira consulta com psiquiatra seja mais demorada, com até 1 hora de duração, para fazer uma investigação mais completa sobre o paciente e seus problemas. A conversa, por sinal, é o maior instrumento do médico para conhecer cada caso, afinal os exames físicos não entregam as informações necessárias para o diagnóstico.

Justamente por isso, é essencial criar um relacionamento de honestidade e sinceridade com o psiquiatra, levando ainda na primeira consulta um histórico de saúde no geral, lista de medicamentos utilizados, hábitos na rotina, histórico familiar, etc.

O médico psiquiatra irá conduzir uma espécie de entrevista, chamada de anamnese, levantando todos os pontos relevantes sobre o paciente.

Nesta primeira consulta, o psiquiatra pode solicitar exames variados para complementar sua investigação e já agendar um retorno. Para um diagnóstico correto, e posterior tratamento, o paciente pode passar por mais algumas consultas.

– Faixa etária:

  • Todas as faixas etárias.

– Você Sabia?

Aquela tristeza arrebatadora, que parece muito maior do que os próprios problemas pelos quais a pessoa está passando, é um sinal de que você pode estar com depressão. Mas não é sempre assim. Um desânimo profundo, devastador, especialmente com coisas que a pessoa costumava gostar de fazer ou fazia sem grandes dificuldades, também pode ser indicativo de que algo está errado.

Clique para chamar
Precisa de ajuda? Fale com a gente!
Por favor, diga o que precisa!